A MÁGICA DAS CORES

Após ler o post “Identidade- Parte 3: Restrições, cores e tipologia” do Blog Desenhos, Imagens e Mensagens, um leitor do […]
, , ,

Após ler o post “Identidade- Parte 3: Restrições, cores e tipologia” do Blog Desenhos, Imagens e Mensagens, um leitor do blog me mostrou o esquema que fiz pelo MSN e me perguntou o que eram essas combinações de números que compõem o CMYK e o RGB.

E é o esquema do manual de identidade da Companhia Ideias. Lembram dele?

A paleta da Companhia Ideias.

E nessa dúvida achei a ocasião perfeita para explicar até para os outros leitores que não entenderam o que esses códigos significam: escrever um artigo aqui no blog.

O sistema CMYK, considerado subtrativo (onde uma cor é oposta a outra) é referente a essas cores:

  • Cyan (Ciano)
  • Magenta (Magenta)
  • Yellow (Amarelo)
  • Black (Preto. Hã? Mas preto em inglês não começa com K. É que K significa Key, a chave, a base.)

Esse sistema é utilizado para definir as cores exatas no momento da impressão, garantindo que a imagem que aparece no computador seja a mesma que aparece no papel ou em qualquer fonte externa (banners, plásticos, layout de frotas). A cor é representada pela parte da luz que ela não absorve (já que quem define a cor é a absorção da luz).

Esse sistema é definido por porcentagem. Cada cor representa uma porcentagem da mesma que ela leva. Se essa porcentagem for 100% C, 100% M, 100% Y e 100% K, temos a cor preta (que não é um preto puro nessa combinação). A cor amarela é representada quando esta é 100% e as restantes estão zeradas, por exemplo. E se todas as unidades forem zeradas, temos a cor branca.

Além disso, essas cores vão compor as próximas que veremos aqui. A cor magenta misturada com a amarela produzirá o vermelho, a cor ciano com o amarelo, verde. e a magenta misturada com o ciano, azul. Temos vermelho, verde, azul. Red, Green, Blue, RGB

Mas e o que representa o sistema RGB?

Diferente do sistema CMYK, onde as tintas definem a cor da impressão, o sistema RGB, um sistema aditivo (combinar para formar cores), tem uma outra finalidade e um outro sistema de combinação. Ele serve para definir as cores exatas em resolução de imagens de monitor e outros dispositivos eletrônicos de exibição de imagens. Televisão usa isso.

Tanto que quando você olha para perto de um monitor de televisão, você olha para quadradinhos de três cores:

  • Red (vermelho)
  • Green (verde)
  • Blue (azul)

A combinação de cor é definida para cada unidade, numa representação de 1 byte, o qual cada tom é definido em 256 valores possíveis. Com isso esses valores são definidos por números que vão de 0 até 255. A combinação R 255, G 255, B 255 representa a cor branca, enquanto a zerada R 0, G 0, B 0 representa a cor preta. A cor verde, por exemplo, é representada pelo código R 0, G 255, B 0. Para essa combinação é possível criar 16.777.216 possibilidades de cores (isso é 256 elevado a terceira potência).

Já o último código que aparece é o hexadecimal, feito para linguagem HTML, o qual determina a cor de qualquer coisa que apareça numa página de internet. Lembra desse destaque RGB que mostramos acima? O código HTML que interpretou que ele deve ser escrito daquele modo é esse:

<ul>
<li><font color=”#ff0000″><strong>R</strong>ed (vermelho)</font>
<li><font color=”#009300″><strong>G</strong>reen (verde)</font>
<li><font color=”#0000ff”><strong>B</strong>lue (azul)</font></li></ul>

O qual:

  • <ul><li> representam esses pontinhos;
  • <font color=”#ff0000″> representa a cor da fonte. O valor da cor é definido quando a expressão aparece em formato = igual a “valor da cor entre parênteses”;
  • <strong> representa que a letra está em negrito (pode também ser <b>)
  • e os restantes aparecem com uma barra diagonal virada para a direita após o nome, indicando que a parte em destaque termina ali.

E os valores das cores são esses: #ff0000 significa o vermelho, #009300 o verde e #0000ff o azul. Esses valores são definidos por uma faixa que vai de 00h até ffh (passando por cch) em combinações de seis dígitos. Esse é o código hexadecimal de cores. Nada mais é que a representação para HTML/CSS do sistema RGB.

É complicado, mas espero que tenham entendido alguma coisa… Não é nada simples. Mas desenrolando não vai lhe ser nada complicado.

A maior satisfação é solucionar dúvidas e compartilhar um pouco do seu conhecimento com as outras pessoas.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  2. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  3. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  4. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  5. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  6. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.